98% da produção total deste composto químico, é voltada para pigmentação. Em forma de pigmento, ele possui excelentes propriedades de dispersão de luz ideal para aplicações que requerem opacidade e brilho de branco. A outra forma na qual o dióxido de titânio é produzido é versão ultrafina (nano material). Essa forma é selecionada quando diferentes propriedades, como transparência e absorção máxima de luz ultravioleta, são necessárias, como em protetores solares cosméticos.
O dióxido de titânio com grau de pigmento é usado em uma variedade de aplicações que requerem alta opacidade e brilho. Na verdade, a maioria das superfícies e itens que são brancos e pastéis, e até mesmo tons escuros de cores, contêm dióxido de titânio. O dióxido de titânio como pigmento é usado em uma variedade de aplicações, incluindo:
- Tintas e Revestimentos: O dióxido de titânio confere opacidade (tom branco) e durabilidade, ao mesmo tempo que ajuda a garantir a longevidade da tinta e proteção da superfície pintada.
- Plásticos, adesivos e borracha: O dióxido de titânio além de dar a cor pode ajudar a minimizar a fragilidade, desbotamento e rachaduras que podem ocorrer em plásticos e outros materiais como resultado da exposição à luz.
- Cosméticos: O dióxido de titânio de grau pigmentado é usado em alguns cosméticos para ajudar a esconder manchas e iluminar a pele. O dióxido de titânio permite o uso de revestimentos mais finos de material de maquiagem para o mesmo efeito desejado.
- Papel: O dióxido de titânio é usado para revestir o papel, tornando-o mais branco, mais brilhante e mais opaco.
- Ingredientes e materiais de contato com alimentos: A opacidade à luz visível e ultravioleta oferecida pelo dióxido de titânio protege os alimentos, bebidas, suplementos e produtos farmacêuticos da degradação prematura, aumentando a longevidade do produto. Classes específicas de dióxido de titânio de grau de pigmento de alta pureza também são usadas em comprimidos de remédios, revestimentos de cápsulas e como auxiliar decorativo em alguns alimentos.