top of page
  • Foto do escritorMarketing

Qual o Dióxido de Titânio ideal para cada processo?


Rutilos para tintas e revestimentos

A Intercroma tem exclusividade com o dióxido de titânio FR 767®, que é um produto referência quando se trata de dióxido de titânio chinês. O FR 767® tem tratamentos superficiais orgânico e inorgânico (zircônio e alumina), os quais permitem uma excelente dispersão da carga e aumentam a resistência mecânica do filme, sua durabilidade frente ao intemperismo. Outras vantagens do FR 767® são excelente brilho, alto poder de tingimento e ótima cobertura, sendo altamente recomendado para tintas exteriores e interiores, tintas em emulsão, em pó, flexografia, papel, borracha, masterbatches e plásticos.

Temos também os nossos private label, que são produtos desenvolvidos em conjunto com fabricante e nosso departamento técnico, são eles o Croma E-080® e o Inter C02®.

O titânio Inter C02® é um produto que proporciona ótimo custo x benefício

Croma E-080® possui uma performance muito superior aos demais produtos de mercado, garantindo excelente cobertura seca e úmida, mesmo com redução de TiO2 na formulação. É um rutilo obtido de processo sulfato, com tratamento superficial (orgânico e inorgânico) e que proporciona, além de economia de titânio nas formulações, um melhor desempenho das tintas, ganhando em brilho, baixando peso específico, conferindo alta opacidade, alto poder de redução, boa durabilidade e elevada alvura. O titânio Croma E-080® é indicado para todos os tipos de tintas, mas especialmente recomendado para top gradestop coatings, em sistemas base água, base solvente, em revestimentos para madeiras, tintas anticorrosivas, revestimentos para latas e bobinas, e em diversas outras aplicações. É um titânio extremamente versátil e de excelente qualidade!

O titânio Inter C02® é um produto que proporciona ótimo custo x benefício. É um rutilo fabricado por processo sulfato e tem uma dispersão excepcional, pois também conta com tratamento superficial orgânico e inorgânico. Ideal para tintas arquitetônicas, com excelente propriedade de cobertura seca e absorção a óleo, além de boa alvura. É recomendado e adequado para uso na indústria de tintas, borracha, papel e outros segmentos.

Temos também os rutilos ATR. O ATR 311 tem um tratamento superficial amorfo de sílica e alumínio, que garante super durabilidade, excelente dispersão e opacidade e alto brilho. Seu tom é neutro, confere ao revestimento elevada força de tingimento e branqueamento, e tem baixa absorção de óleo. O ATR 311 também é favorável ao meio ambiente, pois tem baixo VOC, pode ser usado em revestimentos base água, em revestimentos líquidos sem solvente, revestimentos em pó, revestimentos com alto teor de sólidos e em perfis de PVC.

O ATR 312 tem boa dispersão e capacidade de brilho. Com pequeno tamanho de partícula, forma camadas de filme contínuas, uniformes e densas, tem excelente cobertura, e é bastante resistente a intemperismos, fazendo dele uma ótima escolha para tintas externas (base água e base solvente), em tintas de impressão, borrachas, plásticos, papel e Masterbatches.

Rutilos para plásticos e masterbatches

Seguindo nossa linha ATR, temos o ATR 318, com tratamento inorgânico de alumina, tratamento orgânico hidrofóbico (livre de TMP) , apresenta excelente cobertura e dispersão, e é resistente a intemperismos. Essas características fazem do ATR 318 um titânio adequado para plásticos, plásticos de engenharia, chapas de PVC e masterbatches de alta concentração.

O R248 é um titânio obtido via processo sulfato, com tratamento orgânico superficial e inorgânico de zircônio e alumina, altamente recomendado para situações que requerem durabilidade em aplicações externas, como plásticos de engenharia e masterbatches. Com elevada opacidade e subtom azulado, apresenta flexibilidade em formulações para cores existentes, criando cores limpas e brilhantes. Indicado para PVC rígido ou flexível, poliolefinas de uso geral, poliestireno de uso geral, além dos já mencionados plásticos de engenharia e masterbatches.

Outro titânio ideal para plásticos e masterbatches de PE/PP na linha da Intercroma é o TR608, produzido pelo processo clorado, confere um subtom azulado, tem excelente alvura, opacidade e alta dispersão. O TR608 é compatível com sistemas base água, base solvente, revestimentos automotivos e de bobina, tem tratamento superficial inorgânico e orgânico. É especialmente recomendado para masterbatches de alta qualidade.

O portfólio completo da linha de titânios da Intercroma é mostrado abaixo, com recomendações de aplicação:

Tabela 1 – Portfólio INTERCROMA de dióxido de titânio tipo Rutilo

Anatase para cerâmicas, papel e celulose e linha Care

O FA101 é um titânio de alta qualidade no conteúdo branco, com elevada pureza da cor, tem um bom poder de redução e baixa absorção de óleo, boa distribuição de tamanho de partícula e densidade, levando a processos mais estáveis e produtos mais homogêneos, apresenta excelente dispersão e elevado poder de cobertura. Essas características permitem reduzir custo em formulações, pois muito menos dióxido de titânio é necessário para obter produtos de elevada qualidade e cobertura.

O anatase NA100 é um produto de uso geral, que tem elevada pureza, forte poder de cobertura, boa distribuição de tamanho de partículas, um alto poder de redução de tinta, e de fácil dispersão. Essas características permitem sua aplicação em tintas de interior, plásticos internos, bandas de borracha, couro, fabricação de papel, produtos de limpeza e em produtos de cuidados pessoais.

Tabela 2 – Portfólio INTERCROMA de dióxido de titânio tipo Anatase

A Intercroma desenvolve o setor de Dióxido de Titânio durante todo o ano, sempre trazendo e desenvolvendo novos produtos para o portfólio, sendo referência na distribuição de Dióxido de Titânio no mercado brasileiro, no conjunto: tendências, novos produtos, preços atualizados e informações da cadeia de suprimentos do setor. Todo esse know how rendeu para a Intercroma o reconhecimento por 8 anos consecutivos como o melhor distribuidor de Dióxido de Titânio do Brasil.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page